Do cacau

Cacau em pó

19 de fevereiro de 2016
IMG_1367

O cacau em pó é um produto que precisa ser melhor explorado pelos consumidores, pois é muito mais saudável que os achocolatados ou chocolate em pó. Primeiro, por não conter açúcar, depois por ser 100% cacau, o que significa que apresenta todas aquelas propriedades benéficas à saúde que já mencionei no post Chocolate amargo faz bem a saúde

Ele é feito a partir da massa do cacau (sementes torradas e trituradas), que passa por um processo de prensagem, onde a manteiga é extraída e o restante chama-se torta de cacau. É esta torta de cacau que se transforma em cacau em pó. A grande diferença entre os achocolatados, chocolates em pó e cacau em pó é sua concentração de cacau. Os achocolatados possuem em média apenas 10% do cacau em pó, o chocolate em pó possui em média 40% de cacau e o cacau em pó é 100% cacau. Ou seja, os achocolatados quase não tem cacau, possuem o açúcar como o principal ingrediente em sua composição, além de muitas vezes conterem também aromatizantes, conservantes e acidulantes.

Eu particularmente não uso chocolate em pó e muito menos achocolatados, uso somente o cacau em pó. Desta forma o produto sai menos doce e é necessária uma quantidade bem menor já que o cacau é muito concentrado. O cacau em pó pode ser usado para tudo, desde para se fazer chocolate quente, milk shake, calda para sorvete até bolos e sobremesas. Em tudo podemos trocar o chocolate em pó para o cacau em pó, que acaba sendo muito mais saudável. Mas atenção: a quantidade utilizada é bem menor, por volta de 50% do que está na receita para o chocolate em pó.

Por exemplo, para se fazer um brigadeiro, já que o leite condensado é muito doce, não vejo sentido em colocar o chocolate em pó ( composto de cacau e açúcar) e sempre coloco o cacau em pó. Para utilizá-lo é importante ter em mente que ele é bem difícil de misturar-se com um líquido, por isso o grande truque é sempre dissolvê-lo em água filtrada, em uma pequena xícara e bater com a colher até virar uma pasta. A proporção ideal é 1 colher do cacau em pó para 3 colheres de água. Em tudo que for usar, faça este truque que não tem erro.

Existe um tipo de cacau em pó chamado Holandês, ou alcalino. Este produto é o mais Premium de todos, pois tem o PH neutro, passa por um processo de eliminar a acidez do cacau, o que facilita um pouco para se misturar com o líquido e é mais fácil de ser digerido. Outra característica de um cacau em pó de primeira linha é o teor de manteiga de cacau presente nele, que nos produtos comuns é 12% e nos mais sofisticado é em média 22% de manteiga de cacau. Na verdade estes produtos são mais direcionados para os confeiteiros e encontrados em lojas especializadas de confeitaria ou supermercado gourmet.

Dá uma olhada nesses também

Sem Comentários

Responda