Ao chocolate

Chocolate amargo faz bem a saúde

19 de janeiro de 2016
IMG_1621

Se você não acredita que chocolate amargo faz bem à saúde, aqui vai a minha explicação.

O chocolate amargo gourmet, que é feito do puro cacau, tem 99% de sua composição de apenas massa de cacau e açúcar (os outros 1% é lecitina de soja e baunilha). Portanto se tem 60% de cacau o restante é praticamente só o açúcar. Por isso podemos dizer que os benefícios do cacau estão presentes no chocolate.

O cacau é rico em flavonóides que são compostos químicos com alta concentração de antioxidantes. Porque ingerirmos alimentos antioxidantes é tão importante para a nossa saúde?

Porque eles combatem os radicais livres presentes no nosso organismo, que são moléculas desordenadas que danificam nossas células. Os radicais livres são produzidos através da combustão do oxigênio, ou seja, até quando respiramos. Mas nosso organismo não só produz radicais livres como também produz enzimas que neutralizam seus s efeitos maléficos, conseguindo então manter um equilíbrio interno.

No entanto existem fatores externos que aumentam a formação destas moléculas (radicais livres), o que pode causar um desequilíbrio. Estamos falando da poluição ambiental, radiação solar, aditivos químicos, conservantes, pesticidas, gorduras saturadas, gorduras animais, estresse, cigarro, álcool. Estes fatores produzem radicais livres.

Daí vem a importância de ingerirmos alimentos ricos em antioxidantes, pois estamos expostos a muitos fatores que causam a formação de radicais livres. O fato de o cacau ser extremamente antioxidante, ao ingerirmos estamos neutralizando os radicais livres no nosso corpo, evitando assim uma série de doenças relacionadas à degeneração celular, como:   o câncer, a diabetes, a hipertensão, as doenças cardíacas,  Mal de Alzheimerreumatismo entre outras.

É por isso que muito se fala em comer alimentos com propriedades antioxidantes, e os nutricionistas recomendam ingerirmos 30g diárias de chocolate amargo. É verdade sim, ele faz bem à saúde! Mas tem que ser acima de 60% de cacau e tem que ser o puro chocolate e não aquelas enganações chamadas de chocolate, que contem pouco cacau e muita gordura hidrogenada. Por isso, leiam os rótulos!

Este texto foi publicado no site Mercado do Cacau. Confira aqui,

Dá uma olhada nesses também

Sem Comentários

Responda