Ao chocolate

Chocolate de origem

10 de fevereiro de 2016
Screen Shot 2015-11-19 at 5.05.30 PM

Uma das tendências hoje são os chocolates de origem, ou seja, aqueles produzidos com cacau de uma única região. Assim como o vinho e o azeite, percebeu-se que o chocolate apresenta características específicas dependendo da região de procedência do cacau, e por isso os grandes fabricantes de chocolate gourmets apostaram em um mercado para este tipo de produto, mas que exige um paladar bastante sofisticado.

Não podemos confundir o chocolate de origem com o local que ele foi produzido, pois os maiores produtores de chocolate estão na Bélgica, França e Suíça, já que são estes países que têm a tecnologia e conhecimento de produção de chocolate, mas eles não produzem o cacau. O termo “Chocolate de Origem” refere-se à origem do cacau.

A África é a região que mais produz cacau no mundo, ela representa 70% da produção mundial (sendo a Costa do Marfim responsável por 44%), seguida pela Indonésia com 16% e o Brasil com 5%. Além da região, é importante saber existe uma grande variedade de cacau e elas têm características bem diferentes que, aliadas ao solo onde são plantados tornam-se únicos.

O cacau é um fruto extremamente delicado e suscetível a transformações de aromas e sabores diretamente relacionados ao solo onde é plantado, seu cultivo e fermentação. Para se ter uma ideia o cacau deve ser cortado de uma determinada maneira para não danificar suas sementes, evitando aroma desagradável em seu produto final: o chocolate. Sendo assim, quando falamos de chocolate de origem, está implícito a qualidade no cultivo do cacau, normalmente de fazendas certificadas e com normas rígidas de qualidade. Por isso os chocolates de origem são de alta qualidade e por consequência mais caros.

É claro que para notarmos as diferenças entre os chocolates e suas principais características precisamos de certa experiência que é só através da prática da degustação mesmo. Mas é como o vinho, que depois de conhecermos mais e mais e passar a fazer parte do nosso dia a dia como um produto gourmet, com certeza teremos condições de avaliar e definir nossas preferências.

Estes chocolates de origem são encontrados em lojas especializadas de chocolate artesanais e em supermercados gourmet. Uma dica: pergunte sobre o produto e suas características e tente identificar as notas que foram mencionadas ao saboreá-lo.

Foto : João Tavares

Dá uma olhada nesses também

Sem Comentários

Responda