Ao chocolate

Chocolate sem açucar

25 de janeiro de 2016
chocolate-1080x720

O tema “chocolate sem açúcar” deve ser encarado como uma alternativa não só para aqueles que não podem ingerir o açúcar, mas também para quer se preocupa com uma dieta mais saudável e menos calórica. Em primeiro lugar devemos deixar de lado aquele preconceito de que tudo sem açúcar tem sabor ruim. Não é verdade. Hoje existem alternativas ao açúcar que não tem aquele gosto amargo de adoçante.

Um produto sem açúcar e com adoçante natural é sempre mais saudável, alem de na sua maioria não provocar cáries. Fiz uma degustação recentemente de chocolates sem açúcar existentes no mercado e percebi que existem basicamente 3 tipos de adoçantes que se utiliza no lugar do açúcar: a sucralose, a frutose e o maltitol. Este último, o maltitol, é o meu favorito, é incrível, não parece adoçante, parece açúcar de verdade.

O maltitol é um edulcorante natural, que vem do milho ou do trigo. Sua principal característica é que tem o sabor mais similar ao açúcar e a textura também. Muitos não sabem, mas o açúcar não tem só o papel de adoçar um produto, tem também o papel de dar cremosidade, textura. E isso muitas vezes se perde ao substituir o açúcar por um similar, mas no caso do maltitol não.

Segundo a nutricionista Luisa Mascarenhas, “o maltitol é o adoçante que tem o menor sabor residual, seguido da frutose e sucralose”. Ela diz também que “é considerado um adoçante de baixa caloria, mas é pouco utilizado e comercializado no país”.

Por isso, acabamos encontrando o maltitol muito mais em chocolates importados. Encontra-se muito no varejo a combinação de maltitol com sucralose, mas eu prefiro quando o adoçante é unicamente maltitol. Falando em chocolates premium adoçados apenas com maltitol, infelizmente não existem muitas opções no mercado, então a melhor opção é comprar em Chocolaterias finas e indagar sobre o produto, pois não se esqueça que para ser Premium tem que ser puro do cacau e não pode ter a tal gordura hidrogenada ou fracionada.

Dá uma olhada nesses também

Sem Comentários

Responda