Ao chocolate

Chocolate sem lactose

25 de janeiro de 2016
Chocolate-Pieces-1940x1293-1080x720

Para se comer um chocolate sem lactose não precisa apelar para aqueles similares ao chocolate, os chamados chocolates de soja ou de cupuaçu ou outro do gênero. Com todo respeito, estes estão longe de ser chocolates.

Diferente do que muitas pessoas acham, grande parte do chocolate amargo não leva leite em sua composição, portanto pode sim ser consumido por aqueles que tem restrição a lactose. É claro que tem suas exceções no varejo, mas são muito poucas. O importante é ler a rotulagem do produto para se certificar.

Já os chocolates amargos puros do cacau, aqueles de primeira linha mesmo, são mais garantidos, pois sua composição é muito simples. O chocolate amargo leva basicamente massa de cacau, manteiga de cacau e açúcar. Então não há leite em sua composição. Estou falando dos produtos encontrados em de chocolaterias finas ou empórios e supermercados gourmets.

Consideramos amargos os chocolates acima de 50% de cacau e derivados onde o restante, ou seja os outros 50% é basicamente açúcar. Quanto maior o teor de cacau, mais amargo ele é e menos açúcar ele tem. Os chocolates abaixo de 50% costumam levar leite em sua composição e ser mais doces, estes já são classificados como chocolate ao leite. Então tenha mais cuidado em verficar a composição daqueles que estão no limite do ao leite para o amargo: os 50%. ´

Quando se trata de alergia a lactose precisa-se ter mais cuidados. Em uma produção de chocolate é inevitável que tenha algum resquício de leite nos utensílios e possa ter contato com o chocolate amargo, por isso sempre alertamos que não há leite na composição do chocolate, mas pode ter resquício de leite devido ao processo de produção. Para aqueles com restrição a lactose, isto não costuma ser um problema. Mas para os alérgicos sim.

Em termos de cuidados com a produção dos chocolates amargo, os chocolates kosher Parve são aqueles 100% garantidos que não tem leite mesmo. Então os alérgicos a leite, devem sim procurar este tipo.

O que se deve ter em mente é que as opções para as pessoas com restrição a lactose são bem maiores do que se imagina quando falamos em chocolates. Perguntem nas lojas especializadas, leiam as embalagens, porque tem muita coisa boa e de qualidade sem lactose. Prefira os chocolates mais amargos, acima de 60% . Sem falar que estes são os mais indicados a saúde, tem propriedades antioxidantes, regulam a pressão arterial, são vasodilatadores e promovem o bom humor.

Dá uma olhada nesses também

Sem Comentários

Responda