Ao chocolate

Conservação do chocolate

19 de janeiro de 2016
IMG_1631

Para os apreciadores de chocolates, especialmente aqueles que gostam de ter uma variedade em casa para ir comendo aos pouquinhos, vale a pena saber de algumas dicas de como conservá-los.

1ª dica: o chocolate absorve odores facilmente, por isso devemos evitar alguns tipos de plásticos para armazená-lo, o ideal mesmo são vidros ou caixas de papelão. O filme plástico e potes plásticos não são uma boa ideia, pois passam o cheiro.

2ª dica: o chocolate é higroscópico, ou seja, absorve umidade. É por isso que a geladeira será sempre a última opção, pois a chance é grande dele ficar com gotículas de água ou até esbranquiçado. O ideal é o ar condicionado a 20 graus Celsius ou um ambiente fresco e seco.

3ª dica: se tiver que colocar na geladeira, em caso de muito calor, coloque sempre o chocolate embalado, de preferência em uma caixa de papelão e na gaveta de verdura. Quanto mais barreira tiver para não passar a umidade, melhor. Mas atenção: deixe o chocolate em um local isolado, longe do alho e cebola, pois ele pega o cheio muito fácil.

4ª dica: nunca armazene seu chocolate em lugar quente, ou perto do fogão. O ideal em casa é ter um armário fora da cozinha e colocar seus chocolates em uma caixa de papelão, de preferência a própria caixa do chocolate, e dentro do armário. Respeite sempre a validade do produto.

Quando trazemos chocolates de viagens, claro que queremos prolongar ao máximo suas validades para comer bem aos pouquinhos. Aprendi através do livro da maior especialista em chocolates do mundo, a Chloe D´outre Roussel, uma maneira bem profissional e interessante para conservar o sabor e textura de um bom chocolate. Talvez não fique com o brilho e aparência de um bombom fresco, mas ela garante que conserva as características do produto. Ela embala a vácuo as mini porções que vai degustar por dia, coloca na geladeira ou freezer e tira algumas horas antes de consumir. Orienta assim que tirar da geladeira ou freezer, tirar do recipiente e embrulhar cada chocolate em papel toalha para não soar. Deixar voltar totalmente à temperatura ambiente para ser consumido. Ela diz que quando o chocolate é sólido (puro) ela usa a geladeira, e quando é com recheio cremoso, coloca no freezer. Vale a dica, pelo menos para você adaptar um pouco à sua realidade.

Dá uma olhada nesses também

2 Comentários

  • Responder Elizabeth Martins 10 de julho de 2016 at 22:59

    Prezada Luciana !
    Em primeiro lugar, quê linda sua trajetória !
    Estou aqui num impasse, em busca de uma solução e encontro esta narrativa tão interessante !
    Por favor, releve a pergunta … .
    Uma amiga trouxe, em viagem, uma caixa de chocolatinhos suíços, destes de free shop. Deixou com uma senhorinha que os guardou em geladeira e, agora, constatamos que passou muito da validade … .
    Sendo um alimento, não queríamos desperdiçar. Será que, se for fervido, para o preparo de alguma iguaria, poderia ser utilizado ?
    Mais uma vez, desculpe ocupar uma expert como você com algo assim … .
    Mas é que estou navegando em sites de saúde e cuidados com alimentos, quando, sob o tópico “chocolate”, deparo com o primor de suas orientações !
    Você é motivo de orgulho para o país, com tanto empenho e dedicação !!
    Muito obrigada por sua atenção e compreensão !!
    Elizabeth

    • Responder Luciana Lobo 18 de julho de 2016 at 12:58

      olá Elizabeth, obrigada por escrever.
      Se o chocolate tiver recheio eu não usaria para nada, pois pode conter um nível alto de bactérias. Se for chocolate puro, aí sim, poderia ser usado para mousse, brigadeiro ou alguma sobremesa.
      Estou a disposição. obrigada
      Luciana Lobo

    Responda