Choco news

Do cacau ao brigadeiro

7 de março de 2016
maria brigadeiro

Tenho falado muito do chocolate “bean-to-bar”ou do grão à barra, que quer dizer um chocolate feito a partir do cacau de maneira artesanal ou semi industrial, puro do cacau mesmo, bem distante dos chocolates das grandes indústrias. Mas hoje conheci uma produção “do cacau ao brigadeiro”, que vai além do “bean-to-bar”, é uma produção de chocolate voltada unicamente para a produção do brigadeiro da marca. Ou seja, ela produz o ingrediente chocolate. Estou falando da renomada Maria Brigadeiro.

Há 3 anos a proprietária da Maria Brigadeiro, Juliana Motter, decidiu produzir seu próprio chocolate para garantir um dos seus principais ingredientes na produção dos seus brigadeiros. E não foi uma empreitada fácil.

Pioneira no brigadeiro gourmet no Brasil, Juliana não queria mais usar um chocolate industrializado nos seus brigadeiros, queria ter um produto de excelência em qualidade, onde ela controlasse todo o processo, desde o processamento do cacau até a fabricação do brigadeiro. Então decidiu investir em uma planta para chocolate.

Começou gradativamente substituindo o chocolate usado em seus brigadeiros por um chocolate de produção própria. Foi muito difícil explicar para o cliente que estava deixando de usar um chocolate importado para usar um nacional, pois infelizmente o “chocolate importado” por si só é rotulado como superior ao nacional. Mas não é bem assim. Então passou a explicar para os clientes que estava melhorando a qualidade do seu produto ao controlar todo o processo e ter certeza que os ingredientes eram puros e feitos de maneira artesanal, utilizando um cacau fino, cacau gourmet. Sem falar que este chocolate artesanal contém apenas 3 ingredientes: cacau, açúcar e leite.

Para quem não conhece, há um grande abismo entre o cacau “bulk”e o cacau fino. O cacau fino deve passar por vários controles de qualidade em todas suas etapas de produção: na colheita, na fermentação, na secagem e na torra. O cacau bulk é o refugo do cacau fino e por isso pode custar até metade do preço.

Hoje a Maria Brigadeiro comercializa apenas a versão do seu chocolate ao leite com 45% de cacau, em barras e bombons recheados de brigadeiro. Além disso tem uma linha de páscoa feita com esse chocolate disponível tanto na sua loja como em supermercados gourmets de São Paulo. Em breve haverá a versão do chocolate branco, que tive o privilégio de experimentar e está muito bom. Ela não comercializa a versão amarga, mas vende um pote com o chocolate 70% em pó, feito da massa do chocolate, indicado para fazer brigadeiro, chocolate quente e sobremesas em geral. É genial! (veja a foto)

Eu degusto muitos chocolates de qualidade por aí, e sinceramente o chocolate ao leite da Maria Brigadeiro é muito bom. Não é tão doce, tem 45% de cacau, você sente o sabor do cacau e ao mesmo tempo o caramelado do leite. Este chocolate tem cadeira cativa nas minhas degustações!

Dá uma olhada nesses também

Sem Comentários

Responda