Na cozinha

Fazendo ovos de páscoa

15 de fevereiro de 2016
IMG_1510

Para quem acha que é impossível fazer ovos de páscoa em casa, não é bem assim. Que é trabalhoso é, mas vale a pena tentar. Por isso preparei aqui algumas dicas.

  • Qual chocolate comprar? Procure sempre o chocolate puro do cacau, sem qualquer outra gordura que não seja a do cacau. Tem que ter na embalagem a palavra “Chocolate”e não “Cobertura”.
  • Qual forma utilizar? As formas mais moles são as de PVC, bem mais baratas, mas um pouco chatas de trabalhar. Prefiro utilizar as formas duras, de policarbonato ou polipropileno, pois o acabamento do ovo fica melhor. Existem para vender em lojas de confeitaria, em São Paulo indico a loja Barra Doce (em Moema) e a Bondinho (na Pompéia).
  • Os utensílios que você deve ter a mão são: pão duro de silicone, vasilhas de vidro ou inox, saco de confeitar, papel manteiga, termômetro e duas espátulas essenciais para chocolate: aquela com lâmina quadrada e cabo de plástico ou madeira e a espátula de confeiteiro, aquela comprida e arredondada na ponta (20 cm ou mais).
  • Para você fazer o processo da temperagem, leia temperagem do chocolate
  • Como fazer o ovo oco?
  1. Forre uma assadeira pequena com papel manteiga
  2. Com o chocolate já temperado (pré-cristalizado), encha as cavidades da forma com chocolate até em cima.
  3. Bata a forma na bancada para eliminar as bolhas
  4. Vire ao contrário sobre a vasilha e retire todo o excesso de chocolate. Passe uma espátula nas bordas da forma para facilitar o acabamento, não pode ficar excesso de chocolate ali. Apoie a forma sobre papel manteiga da assadeira, virado para baixo e leve à geladeira por 10 minutos.
  5. Retire da geladeira e faça outra camada sobre as mesmas formas, repetindo as etapas acima. Leve novamente à geladeira por 10 minutos.
  6. Retire da geladeira e faça o acabamento do ovo com uma espátula, raspando a 45 graus (no caso de forma dura) ou uma faquinha de ponta, raspando o contorno do ovo e tirando o relevo que fica na lateral com cuidado para não quebrar (no caso de forma mole de PVC)
  7. Volte a geladeira por mais uns 10 minutos ou até desgrudar da forma.
  8. Desenforme o ovo.
  • E para fazer mini ovos?
    1. Este normalmente não é oco, apenas complete a formas com chocolate temperado.
    2. Bata para tirar bolhas e raspe o excesso.
    3. Se a forma for a mole, de PVC, use o saco de confeitar para preencher as cavidades com chocolates, assim não faz sujeira e nem precisa raspar.
    4. Leve à geladeira por aproximadamente 20 minutos. Pode ser que leve mais tempo, o importante é ver que o chocolate desgrudou da forma. Não force a forma para não manchar o chocolate!

Leia 10 regras básicas a trabalhar com chocolate e mãos à obra!!

Dá uma olhada nesses também

2 Comentários

  • Responder Ma Stump 4 de março de 2016 at 00:05

    Que site elegante e conteúdo gostoso de se ler! Que legal ver a nova empreitada, Lu! Só de ler os textos é possível sentir o aroma da cozinha e de seus chocolates!

    Um beijo grande e meu desejo de muito sucesso e alegrias,
    Ma

    • Responder Luciana Lobo 4 de março de 2016 at 21:34

      obrigada Má! delícia ouvir isso de voce!! bjs gde

    Responda