Do cacau

Grué de cacau ou nibs de cacau

19 de fevereiro de 2016
IMG_1371

Existe um produto feito do cacau que poucas pessoas conhecem e está disponível em alguns mercados de luxo. É o nibs ou grué de cacau. Na verdade é a própria semente do cacau, depois de fermentada, seca e torrada, chamada amêndoa do cacau. É a mesma semente que se faz o chocolate, só que não é processada em pasta, ela vem picada. Trata-se de um produto 100% cacau, sem adição de açúcar e de nada mais.

Como ele é usado? Ele deve ser usado como um crocante para misturar no sorvete, salpicar por cima da cobertura de um bolo, misturado no próprio chocolate ou até misturado no cereal matinal. O importante é contrastá-lo com um produto doce e realçar sua crocância. Pode também caramelizá-lo com um pouco de acúcar em uma frigideira que fica ainda mais gostoso. Use açúcar mascavo ou açúcar de côco que fica mais saudável!

Quais as vantagens do nibs de cacau? Ele tem todas as propriedades benéficas à saúde do cacau que já falamos, mas agora em alta concentração, já que é 100% cacau. É antioxidante, vasodilatador, promove a queda da pressão arterial, promove o bom humor, entre outras.

E o sabor? Para quem gosta de chocolate amargo, acho que será uma experiência muito boa. Ao degustar nibs de cacau (de boa qualidade, é claro) você consegue sentir todas as notas do cacau que afloraram na sua fermentação e torrefação, é um produto muito intenso em sabor.

Onde encontrar? Em lojas de produtos naturais, supermercados gourmets e lojas especializadas de confeitaria como Bondinho, Barra Doce e Central do sabor. Tenho visto bastante da marca Amma e Callebaut, ambas são muito boas. Vale a pena experimentar!

Dá uma olhada nesses também

1 Comentário

  • Responder Chá de cacau - Chef Luciana Lobo 21 de junho de 2016 at 19:50

    […] Claro que cada um terá seu segredinho, mas preparei uma receita para você fazer em casa também.  Antes dê uma lida no link  Grué ou Nibs de cacau . […]

  • Responda