Degustação

Harmonização de chocolate com cerveja

25 de janeiro de 2016
IMG_1633

Voce já degustou chocolate com cerveja? Este tema pode parecer um pouco estranho, mas é só no paladar que conseguimos realmente perceber que esses dois ingredientes podem combinar, e muito.

Junto com o mestre cervejeiro Alexandre Sígolo, da cervejaria Burgman (Sorocaba-SP), fizemos várias combinações de cerveja com chocolate e foi só degustando que percebemos quais as harmonizações bacanas e ficamos bastante satisfeitos.

A primeira cerveja que degustamos foi a IPA (Indian Pale Ale), que por ser uma cerveja amarga e com forte presença do lúpulo, sua combinação ficou muito boa com bombons de sabores marcantes. Elegemos os bombons cítricos ou azedinhos, como maracujá, limão e gengibre.

Depois degustamos uma Stout, que uma cerveja escura e amarga, mas é um amargor diferente, um amargor do malte mesmo. Seu aroma lembra café e sua melhor combinação foi com chocolate amargo intenso, como um 70% ou um ganache de chocolate amargo. É uma harmonização por semelhança. Eu recomendo usar esta cerveja stout em sobremesas também.

Por último elegemos uma Red Ale, que é uma cerveja menos amarga, com presença de malte caramelizado. Elegemos uma combinação com bombom de caramelo flor de sal e chocolate com frutas secas.

Estas combinações ficaram realmente surpreendentes, mas devem ser degustados simultaneamente. Ou seja, com o bombom ainda na boca, dê um gole da cerveja e aprecie. Um sabor não pode matar o outro, deve haver um equilíbrio. Um novo sabor aparece da combinação dos dois. É genial!

Dá uma olhada nesses também

Sem Comentários

Responda