Ao chocolate

O Brasil e seus bons chocolates

25 de janeiro de 2017
IMG_9180

Foi-se a época em que tudo que vinha de fora era de melhor qualidade. Sou a favor de valorizarmos a nossa terra. E aqui, no Brasil, tem – sim!- cacau e chocolate de qualidade.

É fato que quando experimentamos chocolates de grandes marcas no exterior e no Brasil, notamos que eles são diferentes. Isso acontece porque há mudança de formulações e, já que a legislação brasileira de chocolate é menos exigente que as de outros países, o que podemos chamar de chocolate por aqui, muitas vezes, não é permitido na Europa ou nos Estados Unidos.

Legislações à parte, o que importa mesmo é que já se fazem chocolates de qualidade no Brasil e com cacau nacional.  Ou seja, chocolate que corresponde ao nível de exigências internacionais, com mais cacau e sem gorduras adicionais, que não sejam as do cacau. E o consumidor já percebe e reconhece que o chocolate premium tem um valor maior, pois é mais puro, feito com muito mais cuidado e mais qualidade que o chocolate de consumo massivo. Sem falar que é um produto saudável, afinal, cacau é um superalimento! 

Dizer que chocolate faz mal à saúde também ficou fora de moda. É claro que há chocolates e chocolates. Portanto, quando falo que tem chocolate de qualidade no Brasil estou me referindo às pequenas marcas que fazem um chocolate puro, com poucos ingredientes e que acompanham todo o processamento do cacau desde o cultivo no campo. É o conceito do chocolate bean-to-bar: do grão à barra.

Esses chocolates, com sabores únicos e muita personalidade, são diferentes de um lote para o outro, como o vinho. Isso quer dizer que será sempre uma nova experiência para você que quer aprender a degustá-los. A primeira dica é esquecer o sabor do chocolate brasileiro de consumo de massa, aquele que está na nossa memória de infância e que carrega essências e aditivos que mascaram o verdadeiro sabor do chocolate.

Para valorizar o nosso bom chocolate, anote algumas sugestões de marcas nacionais:

Mission Chocolate by Arcélia Gallardo (leia O que é chocolate “Bean-to-Bar”)

Luiza Abram ( leia Visita à Luisa Abram Chocolates)

Maria Brigadeiro (leia Do cacau ao brigadeiro)

Chokolah Visita à fábrica da Chocolah

Sagarana

Mendoá 

Amma

Unique (chocolate de grande fabricante (Harald), mas que respeita as premissas básicas do bean-to-bar)

Onde encontrar?

Estas marcas (exceto Mission Chocolate) podem ser encontradas no Eataly, Santa Luzia ou Empório Santa Maria.

Os chocolates da Mission Chocolate podem ser encontrados na loja Sweet Shop em Higienópolis ou pelo site.

Como degustar?

Para saber como degustar, leia Como degustar um bom chocolate

Desejo uma ótima degustação para você 😉

Dá uma olhada nesses também

Sem Comentários

Responda