Choco news

Visita à Luisa Abram Chocolates

19 de fevereiro de 2016
IMG_1640

 Você já ouviu falar da menor fábrica de chocolate do mundo? É a fábrica da Luisa Abram, em São Paulo. Tive o privilégio de conhecê-la e achei fascinante uma produção tão artesanal e com tanta qualidade!

Feita com cacau 100% brasileiro e selecionado, trata-se de uma produção pequena, aproximadamente 30 kg por mês que coloca no mercado duas versões de barras de 40 g, uma com 70% de cacau e outra com 85%.   Diferentemente da maioria dos fabricantes “bean-to-bar” no Brasil, o cacau dela é proveniente do Acre. É um cacau selvagem, ou seja, sem ser geneticamente modificado, cultivado por uma comunidade ribeirinha que está sendo treinada por ela para garantir qualidade nos processos de colheita, fermentação e secagem.  

Ela recebe os grãos do cacau secos em sacas de 50kg, que são primeiramente selecionados e depois torrados em um forno comum a 130 graus. Em seguida os grãos vão para uma máquina para serem quebrados e as cascas retiradas. O mais curioso é que esta máquina foi feita pelo pai dela, que fez uma engenhoca utilizando dois aspiradores de pó para fazer a separação da casca e do grão. E por último, o cacau quebrado e descascado vai para um moinho, onde permanece por volta de 48 horas, até o ponto em que a micragem do chocolate atinja 18 a 20 micra. Todos os chocolates dela são amargos, e é adicionado à massa de cacau apenas o açúcar.

Experimentei duas versões do chocolate 70% de cacau, uma era safra 2015 e outra era safra 2014. Incrível como há uma diferença em acidez e notas frutadas presentes no chocolate. A textura do chocolate é muito agradável e o sabor equilibrado. Agora estou curiosa com a safra 2016!!!

Dá uma olhada nesses também

Sem Comentários

Responda